quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Azeite: a gordura do bem



Mesmo com todos os poderes nutritivos comprovados, ainda tem gente que desconfia do azeite – afinal, trata-se de gordura. A diferença é que a gordura do azeite é do tipo monoinsaturada, essencial para a saúde. Protege contra doenças cardiovasculares, diminui o LDL (colesterol danoso) e aumenta o HDL, responsável pela eliminação do colesterol ruim; também neutraliza a ação dos radicais livres, que acelera o envelhecimento; e é rico em vitamina A, D, E e K, que fortalecem os ossos, beneficiam a digestão e dão brilho à pele. Não bastasse tudo isso, o sabor é delicioso.

Para aproveitar os benefícios do azeite é preciso consumi-lo com moderação, é claro, e também frio, sem cozimento. Um fio de azeite, o que equivale a 1 colher de chá, é suficiente para temperar um prato de salada e contém 45 calorias. Além disso, há outras dicas importantes para consumir azeite de forma saudável e para que ele mantenha intacto o seu sabor. Anote:

• Prefira as marcas de azeite com menor grau de acidez. Depois da moagem da oliva e do processamento para retirada do óleo, o produto passa por um exame que determina sua acidificação: quanto menor esse índice, melhor a qualidade do azeite, portanto mais saboroso.

• Opte pelo azeite de sabor extra-virgem, que é puro.

• Coloque dentro da garrafa do azeite uma rama de alecrim, manjericão ou dentes de alho para aromatizar e incrementar o sabor do óleo.

• Guarde a embalagem em local arejado e abrigado da luz.

• Prefira as latas com bico dosador, evitando aqueles furinhos que a gente faz para o líquido escorrer, pois em contato com o ar o azeite oxida.

• Cheque o rótulo de conteúdo nutricional do produto. Para ser considerado virgem ou extra-virgem, o azeite não pode ultrapassar 15 ou 16 gramas de gorduras totais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário