terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ginástica facial e rugas: nossa expert em dermatologia comenta essa relação



A ginástica facial, aquela em que imitamos em nosso rosto expressões de raiva, surpresa, riso forçado, entre outras, traz muito pouco benefício em termos de firmeza muscular e estimula o aparecimento das conhecidas rugas de expressão, que só podem ser tratadas por meio de aplicações de toxina botulínica. É diferente da massagem facial, em que movimentos feitos no rosto estimulam a circulação de sangue nessa área. Essa sim é benéfica e pode potencializar o efeito de cremes próprios para rugas, já que, como a circulação aumenta, consequentemente a pele absorve melhor qualquer produto que for aplicado nela.

Para tratar rugas, os tratamentos mais comuns são:

Aplicação de Luz Intensa Pulsada por toda a área a ser tratada com benefícios como aumento de colágeno, retirada de manchas e de microvasinhos. 

Cremes com função antienvelhecimento, principalmente aqueles à base de coffeberry, DMAE, ácido retinóico, ácido glicólico e vitamina C.

Peelings à base de ácido glicólico, que têm poder hidratante e permitem maior absorção dos cremes antienvelhecimento.

Longe do estresse

Spas cariocas investem em tratamentos que fazem a cabeça de mulheres e homens em busca de cuidados com o corpo e a mente

Alguns spas da cidade vêm aliando técnicas de massagens internacionais a tratamentos de beleza, em que é possível esquecer o corre-corre da cidade e desfrutar momentos de puro bem-estar. E não são apenas as mulheres que buscam esse estado de relaxamento. Um número cada vez maior de homens descobre que algumas horas num spa pode fazer uma grande diferença em sua rotina agitada.

Em um ambiente rústico, à meia-luz, o spa by Renata de Abreu, no Hotel Fasano, em Ipanema, o cliente encontra tratamento completo. A massagem Mais Vida une técnicas de alongamento, shiatsu, aromaterapia e cromoterapia. Tudo começa com um delicioso escalda-pés, quando em dez minutos com os pés na água morna e uma massagem nos ombros e no pescoço, já é possível perceber o alívio das tensões. O aroma varia de acordo com o estilo do cliente, que pode optar pela lavanda calmante, a laranja revigorante, o ylang ylang afrodisíaco, entre muitos outros. Depois, na maca, se inicia o trabalho nos pontos dos meridianos corporais, aliando o alongamento do corpo ao trabalho de shiatsu e aos deslizamentos relaxantes.

O spa também tem oito tipos de banho, como vinhoterapia, com propriedades antioxidantes e antienvelhecimento. O tratamento conta com esfoliação, bandagem de vinho, banheira, drenagem linfática e degustação.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Saiba quando o colesterol é um vilão



O colesterol é um tipo de gordura produzido pela célula de todos os animais vertebrados. Assim, não existe peixe, anfíbio, réptil, ave ou mamífero (portanto, ser humano) que não tenha algum nível dessa substância.

Existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. O colesterol HDL, conhecido como colesterol bom, lubrifica os vasos sanguíneos e evita que moléculas os obstruam. Já o LDL, ou colesterol ruim, é o que levou a fama. Ele se deposita nas artérias e pode entupi-las. As consequências são infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), até uma trombose na perna. A pessoa fica exposta a todos os riscos de um entupimento de vasos. O LDL está presente em carnes gordurosas, queijos e frituras.

Para se prevenir, a nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Andréa Damazio, aconselha consumir leites e derivados sempre lights, iogurtes, carnes magras sem fritura, saladas e frutas. “Muitas vezes a pessoa toma um medicamento para baixar colesterol e acha que pode comer tudo. Não é assim”, avisa. Uma alimentação saudável é recomendada para todas as pessoas.

O que fazer para prevenir o colesterol



Muitos devem se perguntar: tem como prevenir o colesterol? A resposta é sim, inclusive a prevenção é a melhor forma de manter longe esse inimigo das artérias. Para isso, é preciso:

- Ter uma vida mais ativa, principalmente fazendo exercícios físicos. Procure o médico e o educador físico, eles poderão orientar quais são os exercícios recomendados para você;

- Não fumar. Tente parar logo se for o seu caso, pois o cigarro lesa as paredes dos vasos;

- Manter o peso dentro da faixa ideal. Fazer avaliações físicas é uma ótima pedida;

- Dar preferência às margarinas com fitosterol, que reduzem pra valer a absorção do colesterol ruim;

- Reduzir o consumo de carne vermelha. Substituí-la por peito de frango ou peixe;

- Preferir os queijos brancos a os amarelos;

Alguns alimentos são, comprovadamente, benéficos para ajudar no equilíbrio dos índices do colesterol. Confira a seguir:


- Aveia: pelo fato de conter fibras solúveis, ela ajuda a tirar o colesterol de circulação, eliminando-o pelas fezes;

- Soja: a proteína presente neste alimento faz com que os receptores do fígado atraiam a gordura. Além das isoflavonas (nutriente presente na soja), combate a formação da placa. Os fitosteróis competem com o colesterol, diminuindo sua absorção;

- Antioxidantes: encontrados nas frutas e verduras ricas em vitaminas C, E e betacaroteno (como laranja, manga, mamão e beterraba), eles impedem a oxidação do LDL ( colesterol ruim);

- Gorduras do bem: conhecidas como mono e poliinsaturadas. As monossaturadas reduzem o colesterol total sem alterar o HDL (colesterol bom) e são encontradas em oleaginosas, azeitona e abacate. As poliinsaturadas diminuem a produção do colesterol e estão presentes em nos óleos vegetais.

Quando o assunto é o colesterol, o que vale é ter atenção desde sempre. Muitas pessoas só se ligam nisso depois dos 40 anos, quando já pode ser tarde. Ter uma rotina saudável, consultar um nutricionista e abandonar o cigarro são essenciais na luta contra o colesterol. Não se esqueça!

Antropólogo alega ter descoberto 'fórmula' do corpo perfeito



As mulheres que não gostam de matemática vão ter que ceder aos cálculos numéricos em breve. Ao menos é o que diz uma pesquisa do antropólogo neozelandês Barnaby Dixson, que garante que uma medida corporal perfeita é determinante para que os homens se sintam atraídos por uma mulher – mesmo que eles não saibam disso.

Segundo o estudo, personalidade, tamanho dos seios ou mesmo o peso não importam, pois o que vai fazer a diferença é... a relação cintura-quadril da mulher. A medida perfeita seria de 0,7 e, para provar sua teoria, Dixson usou como exemplos as musas Kate Moss, Jessica Alba, Marilyn Monroe e Alessandra Ambrosio – todas possuem o “número mágico”.

“É como se essa medida perfeita mandasse um aviso biológico para o homem, sinalizando que aquela mulher é fértil e tende a produzir uma prole saudável. Isso tem a ver com a distribuição de gordura no corpo, que é diretamente ligada à fertilidade”, alega Dixson.

O pesquisador disse ainda que os homens estão perdendo tempo "puxando ferro" nas academias. Segundo ele, as mulheres invariavelmente preferem físicos mais enxutos e menos musculosos. “Em um nível biológico, mulheres tendem a escolher homens menos corpulentos, até afeminados. Isso porque elas associam esse tipo físico a uma pessoa carinhosa, gentil e que confere perspectivas melhores de se tornar um parceiro no futuro”, diz ele.

Quer descobrir se você tem o físico perfeito? Siga os passos abaixo e lembre-se: a medida de ouro é 0,7.

1. Mantenha o abdômen relaxado.
2. Ache o ponto mais estreito da sua cintura e meça-o em polegadas.
3 Ache o ponto mais largo do seu quadril e meça-o em polegadas.
4. Divida a medida do passo 2 pela medida do passo 3. Pronto! Essa é e sua relação cintura-quadril.

Quer perder gordura na região abdominal?



Para perder gordura, qualquer gordura, os melhores são exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, entre outros, desde que tenham longa duração (mais de 30 minutos) e sejam feitos com intensidade moderada, de forma regular, pelo menos quatro vezes na semana.

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, séries de abdominais não fazer seu corpo queimar gordura. Elas ajudam a melhorar a resistência do músculo. A musculação, feita pelo menos três vezes na semana, auxilia no ganho de massa muscular e no fortalecimento dos músculos, e deve ser aliada ao exercício aeróbico para um treinamento completo.

Suco de fruta engorda?



Não, o suco de fruta não engorda. É nutritivo e uma forma prática de conseguir atingir as três porções de frutas diárias recomendadas pelos especialistas em nutrição.

Se a ideia for perder peso é bom ficar atenta a algumas coisas. Ele não pode ser tomado em excesso e nem ser acrescido de açúcar - mesmo o mascavo tem calorias e contribui para aumentar o valor energético da bebida. A alternativa pode ser um adoçante à base de sucralose, que não altera o sabor natural das frutas.

Como o suco é um alimento e contém calorias, de 60 a 120 em média, o ideal é torná-lo parte do café da manhã ou dos lanches ao longo do dia. Durante as refeições principais, prefira os sucos diluídos, pois têm menos calorias.

Se não dá para fazer o seu suco direto da fruta, as polpas congeladas ou engarrafadas sem açúcar, nesta ordem, são opções nutritivas para uma substituição.
Já as versões embaladas em latinhas ou caixinhas contém pouco da fruta. Mas se elas não tiverem açúcar ou conservantes adicionados, podem ser uma opção refrescante para driblar a fome nos intervalos.

Para a sua dieta ficar adequada e equilibrada com vitaminas e minerais, desfrute do suco de fruta sem medo. A balança não irá se mexer.

Cortar carboidratos à noite não é garantia de emagrecimento.



O horário em que você consome o carboidratos não faz diferença, mas sim a quantidade que é consumida. E o emagrecimento não ocorre a partir de mudanças em uma única refeição; é o resultado de uma readequação do que come durante o dia todo.

O recomendado é que cada pessoa consuma 50% das calorias do dia na forma de carboidratos - pães, cereais, massas e tubérculos. Sendo que metade deste valor tem de ser de carboidratos integrais.

Porém, quando precisamos reduzir as calorias, é natural que se reduza também a quantidade de carboidratos. 

Dessa forma, o ideal é consumi-los próximos aos horários em que há maior atividade física e mental - o que, geralmente, ocorre durante o dia. À noite, o metabolismo de fato é mais lento, e o consumo de alimentos mais leves, como legumes, verduras, frutas, leite, carnes magras e peixes, faz com que a pessoa se sinta melhor. No entanto, isso não se aplica necessariamente a pessoas que fazem exercícios físicos à noite ou pela manhã. Para elas, consumir carboidrato no fim do dia repõe e garante energia para as atividades.
 
Em todas estas situações, a escolha do carboidrato faz muita diferença. Prefira massas e pães integrais ricos em fibras, que além de auxiliar o bom funcionamento do intestino proporcionam saciedade, o que colabora com o emagrecimento.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dor de cabeça pode camuflar outras doenças



Estimativas apontam que 10% dos casos de fortes dores de cabeça são causados por doenças graves, como tumores e aneurismas cerebrais. Especialistas chamam esse tipo de dor de cefaleia secundária e afirmam que a gravidade do problema dependerá da doença causadora.

De acordo com especialistas, a cefaleia pode ser sintoma de infecções do sistema nervoso central, processos inflamatórios dos vasos, hipertensão arterial grave, sinusites, alterações metabólicas, efeitos de drogas, malformações congênitas, traumatismos da cabeça e pescoço.

"Quando a dor de cabeça for sintoma de uma doença grave, o médico vai tratar diretamente essa enfermidade, que, em alguns casos, pode levar à morte", explicam os especialistas.

Abaixo estão enumerados alguns sinais que podem ser sintomas de cefaleias secundárias. Veja:

- Dor de cabeça de início recente;
- Dor de cabeça cujas características se modificaram recentemente;
- Dor de cabeça evoluindo de forma crescente;
- Dor de cabeça ocorrendo pela primeira vez;
- Dor de cabeça que é a pior dor já sentida;
- Dor de cabeça associada a outros sinais ou sintomas como: febre; crises epilépticas ou convulsões; alterações da consciência (sonolência excessiva, coma); confusão mental; vômito (exceto para sofredores habituais de enxaqueca); rigidez de nuca; alterações visuais; queda de uma das pálpebras; estrabismo; paralisia facial; surdez; outras alterações neurológicas; alterações cognitivas e comportamentais;
- Dor de cabeça iniciada após os 50 anos;
- Dor de cabeça refratária ao tratamento;
- Dor de cabeça relacionada com atividade física ou sexual.

Principais tipos de dor de cabeça

Confira algumas características dos principais tipos de dor de cabeça. É importante lembrar, no entanto, que – em casos de suspeita – só o médico pode fazer um diagnóstico completo.

- Tensional episódica: A mais comum. É causada por falta de sono, estresse e cansaço ou por algum acidente que afete a musculatura do pescoço. Durante as crises, desde que nunca mais de duas vezes por semana, podem ser usados analgésicos associados ou não à cafeína, substância que, além de aumentar a velocidade de absorção do remédio, também funciona como analgésico no cérebro.

- Cefaléia em salvas: Não tão comum como as dores de cabeça primárias, é caracterizada por crises de forte intensidade, em que a sensação de dor se assemelha à de levar "facadas". Segundo especialistas, as causas dessa dor ainda são desconhecidas, mas parece haver uma disfunção em um núcleo de uma importante estrutura cerebral chamada hipotálamo. Para essas dores, que atingem mais os homens, o remédio analgésico não só não faz o efeito esperado, como cria uma espécie de efeito rebote: acostuma o cérebro a não produzir a endorfina, um analgésico natural, o que aumenta a dor.

- Enxaqueca: Assim como a cefaleia tensional episódica, é considerada uma dor de cabeça primária, porque não causa alterações estruturais no cérebro e não deixa sequelas físicas. As mulheres são as principais vítimas desse mal de fundo genético, que piora com a atividade física e a movimentação da cabeça, o que faz com que a pessoa queira ficar em repouso.

- Dores secundárias: A dor de cabeça também pode ser sintoma de alguma doença grave, como tumores e meningite. Nesses casos, a recomendação é procurar um médico imediatamente.

- Dor causada por problemas de visão: Costuma se apresentar como um "peso" sobre os olhos, e se caracteriza por aumentar no final do dia.

- Dor causada pela sinusite: Aparece junto com outros sintomas, como vias respiratórias congestionadas (especialmente o nariz) e febre.

- Dor causada por inflamação do trigêmeo: Uma das dores causadas pela infamação do nervo trigêmeo é a cefaleia em salvas, que atinge principalmente os homens. Uma de suas características é a de aumentar com o repouso, o que faz com que o doente fique agitado com a intensidade da dor.

- Dor causada por hipertensão: Concentra-se mais na nuca. Deve ser observada com muita atenção, pois a hipertensão pode causar acidentes vasculares cerebral.

Exercícios físicos combinam com a gripe?



Tenha muito cuidado: ao contrário do que alguns pensam, os exercícios físicos não “desintoxicam” o organismo. Dependendo da intensidade, a atividade física pode tornar o organismo já debilitado ainda mais vulnerável.

Uma pesquisa publicada há sete anos no jornal “American College of Sports Medicine” constatou que o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances da pessoa pegar infecções. Porém exagerar causa o efeito contrário.

Os atletas que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está numa substância chamada glutamina, que se consome durante os treinamentos. É exatamente ela a responsável pela alimentação dos leucócitos.

A saída para garantir apenas o bom efeito da atividade física é a moderação ou, no caso dos esportistas profissionais, a suplementação (desde que sob a supervisão de um profissional da saúde). Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAAs, são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças respiratórias.

Já é comprovado também que os exercícios regulares estimulam a produção de citocinas, imunoglobulinas e das células chamadas “natural killers”. Estas últimas, como o próprio nome inglês sugere, podem ser definidas como assassinas naturais, pois têm a capacidade de reconhecer e matar células tumorais.

Mais recentemente, estudos revelaram que a atividade física regular e moderada ajusta o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a doenças. Já os treinamentos intensos prejudicam as defesas do organismo humano.
 
Em uma das pesquisas, durante dois meses, 40 ratos de laboratório fizeram exercícios diariamente, tendo só um dia de folga por semana. Claro, ninguém é de ferro. Mas a malhação era dura. Durante uma hora eles corriam na esteira, simulando um frequentador de academia.

Enquanto isso, outros 40 roedores passavam os dias numa boa, naquela rotina sedentária que muitos seres humanos ainda insistem em levar. O detalhe é que todos esses bichos tinham um tipo de câncer chamado tumor de Walker 256. Foi isso que justamente possibilitou aos pesquisadores avaliarem as melhoras no sistema imunológico. E o resultado foi surpreendente: O grupo que praticava exercícios viveu o dobro do tempo.

"Houve um aumento na quantidade e na capacidade de suas células, chamadas de leucócitos. Mais bem ajustado, o organismo resiste eficazmente às doenças mais variadas, do câncer à gripe, passando por micoses e afins", declarou o fisiologista Reury Frank Bacurau, autor da pesquisa feita no Laboratório de Metabolismo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Síndrome do Olho Seco é provocada por redução de lágrima



Problema pode ser associado ao tempo seco e uso de medicamentos.

A síndrome do olho seco é um problema ocular cada vez mais frequente nos consultórios. A doença é caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou a sua má qualidade.

Geralmente a redução da lubrificação dos olhos é ligada a fatores ambientais como vento, locais muito ensolarados e baixa umidade. Pode ser provocada também por medicamentos, idade, lentes de contato e doenças sistêmicas, como artrite e lúpus.

“Quando piscamos estamos lubrificando nossos olhos e espalhando as lágrimas por sua superfície. Ao piscar as lágrimas vão para dentro e são drenadas pelos canais lacrimais e quando há alguma falha nesse processo acontece a Síndrome do Olho Seco”, afirma André Rangel, oftalmologista membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

De acordo com o oftalmologista os principais sintomas da patologia são: coceira, queimação, olho vermelho, secreções, sensação de areia nos olhos, sensibilidade a luz, visão borrada que melhora ao pisar e desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar em computador.

Qualquer alteração percebida nos olhos o indicado é procurar um especialista e não se automedicar, o que pode piorar a situação. “Quando o paciente vai à clínica diagnosticamos seu problema e passamos o tratamento adequado”, diz o especialista.

Sucoterapia - Mix de vitaminas para o organismo



O Brasil é riquíssimo em frutas, tendo para todos os gostos. Porém, além de consumir a própria fruta, existe mais uma opção para se nutrir de tanta oferta de vitaminas: Os sucos.

Determinadas combinações com frutas, verduras, ou até chás, podem ter efeitos positivos na nossa saúde. Por exemplo, o famoso suco de laranja e cenoura traz a combinação da Vitamina C presente na primeira e a Vitamina A presente na segunda. Outra famosa opção é o suco de abacaxi com hortelã, este combina as propriedades digestivas da fruta com a adstringência do hortelã.

Várias são as vantagens de se misturar frutas com hortaliças, com chás, ou até com outras frutas. Este Mix de vitaminas proporciona além das propriedades que estes alimentos podem oferecer, mais água para o organismo.

Abaixo vão algumas dicas de mix de sucos e os seus respectivos efeitos no organismo.

Suco de Chá mate com abacaxi e colágeno

- 1 copo (200 ml) de mate gelado sem açúcar
- 1 fatia média de abacaxi
- Gelo

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar espuma. Adoçar a gosto.

Efeitos no organismo:

- O chá mate é uma bebida estimulante que tem a capacidade de eliminar a fadiga;
- O abacaxi tem propriedades digestivas;

Suco da Horta

- 1 Folha de couve manteiga;
- 200ml de suco de maracujá;
- 200 ml de suco de laranja

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar espuma, coar. Adoçar a gosto.

Efeitos no organismo:

- A couve é rica em vitaminas A e C
- O maracujá possui efeito calmante;
- A laranja é fonte de vitamina C

Observação:  Para manter o valor nutritivo dos sucos, é importante que este seja consumido imediatamente após o preparo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Carne vermelha pode aumentar risco de doença cardíaca em mulheres

 
Às fãs de carne vermelha, uma má notícia. Comê-la duas vezes ao dia pode aumentar o risco de doenças cardíacas em mulheres, de acordo com um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, dos Estados Unidos. 

A equipe analisou a dieta de 84.136 pessoas do sexo feminino de 30 a 55 anos, entre 1980 e 2006. As participantes preencheram um questionário apontando com que frequência ingeriam 116 diferentes itens alimentares. Durante o período do trabalho, 2.210 sofreram ataques cardíacos não-fatais e 952 morreram de patologia coronariana.

A pesquisa descobriu que as voluntárias que ingeriam duas porções de carne vermelha (fresca ou processada) por dia eram 30% mais propensas a sofrer problemas no coração do que as que saboreavam apenas a metade. Substituir a iguaria por nozes mostrou reduzir a chance de enfermidades do coração em 30%; por peixe, em 24%; por ave, em 19%.

A nutricionista Marek Doyle comentou as conclusões ao jornal Daily Mail. Afirmou que evitar totalmente a carne vermelha priva a pessoa de uma fonte rica de proteínas e ferro. Além disso, apontou que há uma grande diferença entre o produto fresco e processado, sendo o segundo menos saudável.

Estresse na meia-idade aumenta risco de demência



O estresse faz parte da sua vida? Pois saiba que a presença desse incômodo na meia-idade pode aumentar o risco de mulheres desenvolverem demência, principalmente sob a forma da doença de Alzheimer, de acordo com um estudo da Universidade de Gotemburgo, da Suécia. 

A equipe acompanhou 1.415 pessoas do sexo feminino, que tinham entre 38 e 60 anos no início da pesquisa. Os níveis de estresse foram avaliados em três anos: 1968, 1974, 1980. O distúrbio psicológico foi definido como uma "sensação de irritação, tensão, nervosismo, ansiedade, medo ou problemas de sono", com duração de um mês ou mais. Durante o período do trabalho, 161 participantes receberam o diagnóstico de demência.

A partir desses dados, os cientistas concluíram que o risco da patologia foi 65% maior em quem sofreu estresse frequente na meia-idade. A chance subiu para 73% quando as voluntárias relataram o problema em duas das avaliações e mais do que o dobro quando os três levantamentos mostraram estresse.

A pesquisadora Lena Johansson disse ao jornal Daily Mail que o trabalho, divulgado na publicação Brain, confirma as conclusões de estudos semelhantes em animais. Mas, como a maioria que se classificou estressada não desenvolveu a enfermidade, ainda não é possível advertir sobre os perigos do estresse em relação à demência. Portanto, os resultados precisam ser checados em outros testes.

Combinação chinesa de ervas alivia efeitos da quimioterapia

 

Uma combinação de ervas, utilizada pela medicina chinesa há tempos, pode trazer alívio aos efeitos da quimioterapia, segundo um estudo americano. Cientistas da Universidade Yale realizaram testes em ratos com câncer e os resultados foram positivos.

A equipe tratou os animais com quimioterápicos, que encolheram os tumores e destruíram o revestimento intestinal. Eles, então, receberam por alguns dias a formulação PHY906, feita com base na receita chinesa Huang Qin Tang (com peônia, scutellaria, alcaçuz e espinheiro cervical), utilizada para tratar diarreia, náuseas e vômitos.

De acordo com o site Science Daily, o composto restaurou o revestimento danificado, além de bloquear a migração de células inflamatórias e de reduzir a inflamação. Atualmente, o PHY906 está disponível apenas para pacientes inscritos em um ensaio clínico.

Os autores advertem que muitos produtos que afirmam ser Huang Qin Tang podem conter substitutos prejudiciais ou ineficazes e, por isso, devem ser evitados. 
A publicação Science Translational Medicine
divulgou as considerações.

Anorexia nervosa: a incansável busca pela perda de peso



A imposição da mídia a cerca de um corpo magro e esbelto tem feito a cabeça de muitos adolescentes. Esta imposição influencia muitos jovens a desejar este estereótipo de beleza. Nos últimos anos foi crescente o número de adolescentes vítimas de transtornos alimentares, buscando atingir este “padrão de beleza” imposto pela mídia. Dentre os transtornos mais comuns, podemos citar a anorexia nervosa e a bulimia.

Vamos falar neste artigo sobre a anorexia nervosa, um transtorno alimentar caracterizado pela recusa de alimentos associado a prática exagerada de atividade física. Esta prática objetiva a excessiva perda de peso, podendo até levar a morte. A pessoa que possui anorexia nervosa normalmente não assume ter anorexia, por não enxergar a sua magreza, enxergando-se muito mais gorda do que realmente é, e apresentando ainda um medo intenso de ganhar peso, por isso procura não consumir muitos alimentos, pular refeições, comer apenas o que eles consideram como “saudável”.

Anoréticos costumam também não fazer refeições na frente de familiares ou amigos e até pular estas refeições, tudo isso com o incansável objetivo de perder peso o mais rápido possível, afinal para os anoréticos o padrão de beleza é a magreza excessiva e não um corpo saudável. Com isso eles apresentam uma preocupação excessiva com o valor calórico dos alimentos, sempre procurando consumir aqueles com menos calorias. Diante do baixo consumo de alimentos e da restrição calórica que apresentam, algumas complicações são geradas devido a falta de nutrientes no organismo, como a perda de massa óssea e massa muscular, queda de cabelos e fraqueza nas unhas, interrupção do fluxo menstrual, desidratação, alteração da pressão arterial e do funcionamento cardíaco, sensação de “fraqueza” e queda do sistema imunológico.

Muitas pessoas não percebem a presença de um anorético no grupo de convívio, pois alguns atos são vistos como “vaidade”, mascarando a doença e proporcionando um diagnóstico tardio e assim um comprometimento do tratamento. Este deve ser multiprofissional, com o acompanhamento de um nutricionista, psiquiatra, e outras especialidades médicas, como endocrinologistas e cardiologistas.

Acupuntura tem ação imediata no alívio de alergias respiratórias



Os resultados, geralmente, surgem 30 minutos após o inicio da sessão.

Faltam ainda alguns dias para o inicio do inverno, que chega pra valer no dia 21 de junho, mas os efeitos da estação já estão sendo sentidos pelos portadores de alergias respiratórias. Isso se deve ao ar seco provocado pelas frentes frias, que favorece o acúmulo de poluentes no ar. Nessas horas uma boa saída é recorrer à acupuntura, que promove o alívio imediato dos sintomas, devido à sua ação anti-inflamatória e promotora da adaptação do organismo diante dos agentes alergênicos.

O acupunturista Dr. Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador geral do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC) explica que a terapia regula a resposta imunológica do corpo. “A acupuntura modula a resposta imunológica do organismo e quando a reação imunológica está exagerada, muitas vezes até atacando o próprio organismo como no caso das doenças autoimunes, a acupuntura age diminuindo essa mesma resposta imunológica e restabelecendo assim a homeostasia, ou o equilíbrio das funções orgânicas”, esclarece ele.

Segundo o acupunturista, o alívio, em geral, surge meia hora após o inicio da sessão. “Caso a acupuntura não logre o resultado esperado em 30 minutos, a medicina convencional medicamentosa deverá ser utilizada imediatamente. Embora a acupuntura seja, de fato, melhor indicada para tratar os casos que são crônicos ao invés dos agudos, ela pode ser usada sozinha ou em conjunto com a medicação alopática ou mesmo a homeopática, que é uma ótima terapia coadjuvante à acupuntura em casos de alergias respiratórias, tanto nos casos agudos como nos crônicos”, explica o Dr. Márcio De Luna.

A alergia é um distúrbio relacionado ao sistema imunológico que possui um componente hereditário. Se um dos pais é alérgico, a chance de o filho ser é de 25%. Se os dois pais são, as chances passam a ser de 50%. Fatores como região e ambiente onde a pessoa mora, hábitos de vida e aspecto psicoemocional podem desencadear ou inibir este componente. As alergias respiratórias mais comuns são: rinite, bronquite e asma.

É recomendado beber água durante as refeições?



O consumo excessivo de água realmente leva a indigestão e ganho de peso?

 Há pouca evidência sugerindo que a água potável durante as refeições irá prejudicar a digestão ou causar-lhe ganho de peso. Quando se trata de o que você deve beber, uma incursão através de blogs da Internet revela que muitas pessoas têm opiniões fortes sobre água potável, mas nem todas são baseadas em evidências científicas. Alguns dizem que você deve beber água antes, durante ou após uma refeição, outras dizem que você nunca deve beber a qualquer momento próximo de uma refeição. Alguns conselhos ainda afirmam que a água deve estar em temperatura ambiente ou morna e nunca fria ou gelada. E todas essas dicas, muitas vezes contraditórias também têm argumentos aparentemente racional como justificação.

Mas qual é a evidência?

Primeiro, o corpo humano é composto de cerca de 60% de água, e há um equilíbrio de fluidos intrincados dentro e fora de cada célula. Não há dúvida que precisamos de água. Recomendações para a quantidade varia, dependendo de como você é ativo, o quanto quente e / ou úmido está o ambiente e quanta água que consumimos nos alimentos. Se você está em risco de tornar-se desidratado, você deve beber água quando puder.

E sobre a água e perda de peso?

A água é geralmente recomendada como parte de um regime de emagrecimento. Sua grande vantagem é que não tem calorias. Se existe uma escolha entre beber um grande gole de refrigerante que podem conter 500-700 calorias, ou um copo de água com zero calorias, a água é a escolha óbvia. Não vai fazer uma grande diferença se você beber com uma refeição ou separadamente. Não importa quando você faz isso, se você substituir a água que não possui calorias por uma bebida calórica, a água irá promover a perda de peso, reduzindo a sua carga calórica de líquidos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cuidados na hora de comprar óculos de sol



Na hora de escolher os óculos, tem muita gente que acaba optando pelos modelos mais baratinhos, aqueles de camelô mesmo - nem que seja pra economizar um pouco e poder ter vários modelos na gaveta.

Mas os óculos devem ser considerados um investimento. Eles não foram feitos só pra nos deixar mais belos e estilosos. Assim como o filtro protege a pele, as lentes protegem nossos olhos dos raios ultravioleta.

De acordo com a médica oftalmologista Denise Fornazari, coordenadora do Núcleo de Prevenção da Cegueira da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), há evidências de que os raios UVA e UVB causam danos oculares e podem favorecer o surgimento no futuro de catarata e de doenças da retina.

“Cerca de 80% da exposição aos raios ultravioleta ocorre até os 18 anos de idade, fase em que o indivíduo geralmente está mais desprotegido”, lembra. Na opinião da oftalmologista, usar um bom par de óculos escuros é tão importante quanto aplicar filtro solar de qualidade.

Entretanto, ela ressalta que a proteção não se dá por meio da cor escura das lentes. “A tinta apenas dá conforto a quem tem mais sensibilidade à luz. O que protege é uma camada transparente aplicada nas lentes que filtra os raios solares e impede a passagem dos raios UV”, diz.

Denise ressalta que tanto os óculos de sol quanto os de grau devem conter esse filtro. “Se a pessoa usa óculos escuros sem o filtro, vai se sentir confortável em relação à luminosidade, mas estará se expondo ainda mais à radiação solar, pois a pupila relaxa, aumentando a penetração dos raios UV nos olhos”, explica.

Alimentos que promovem a saúde dos olhos



Os olhos merecem atenção zelosa, pois, para muitos, representa o mais completo dos sentidos humanos. Por isso, mais do que saciar a fome, existem vários alimentos que protegem a visão contra os desgastes do tempo. Algumas pesquisas recentes revelaram porque priorizar certos nutrientes no dia-a-dia afasta doenças sérias e prolonga a saúde de seus olhos.
 
Segundo a Universidade de Melbourne, na Austrália, para que as lágrimas (protetoras dos olhos contra os agentes externos) fiquem sempre saudáveis, o ideal é consumir frutas, verduras e legumes que possuam vitaminas A e E, nozes e semente de linhaça, porque contém ômega 3, e melhora a umidade dos olhos.

Beber bastante líquido hidrata todo organismo e é fundamental para aumentar a quantidade de lágrimas. Proteger seus olhos do sol com óculos escuros também é superimportante. Desde que os óculos tenham as proteções indicadas e não sejam falsificados, o que pode causar grandes danos à sua visão. Dessa forma, os seus olhos realmente ficarão mais saudáveis e menos cansados.

Outra dica é para quando estiver assistindo à televisão. Nunca fique muito próximo ao aparelho. Mantenha uma distância de pelo menos dois metros da tela e evite passar horas contínuas em frente ao televisor.

Regular a luz no monitor do computador também faz diferença. As telas muito brilhantes, que emitem grande quantidade de luz, acabam cansando os olhos e prejudicando ainda mais a visão.

Para as mulheres, quando forem se maquiar, nunca usem o lápis na parte de dentro dos olhos. Dependendo do produto, ele poderá provocar coceira e irritação.

E o mais importante: Procure pelo menos uma vez ao ano um oftalmologista para cuidar de seus olhos. Sua visão agradece!

Saiba como prevenir problemas de uso inadequado do computador



No mundo moderno, as pessoas preocupam muito mais com a rapidez e o imediatismo. E, muitas vezes, se esquecem até mesmo da própria saúde. O brasileiro, hoje, é o que passa mais horas em frente ao computador, uma média de 44 horas semanais. Segundo a pesquisa do Ibope Nilsen Online, o Brasileiro, hoje, fica três vezes mais navegando pela internet – 32,5 horas semanais – do que assistindo à televisão.

Com tanto tempo diante do computador, é comum que comece a surgir sintomas da Síndrome de Visão de Computador (CVS): olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos, lacrimejamento excessivo, fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em conseguir foco, enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.

Esses sintomas aparecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador (falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor e tela suja) e a problemas oculares pré-existentes, como miopia, hipermetropia ou presbiopia. Os hábitos inadequados de uso do computador, por horas sem descanso, também integram esta lista.

“A Ergoftalmologia, campo da Oftalmologia do Trabalho, age preventivamente, visando prevenir acidentes oculares. No campo da Ergonomia, seus esforços buscam adaptar o ambiente de trabalho à visão humana, proporcionando conforto visual ao usuário do computador”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Os médicos dizem que qualquer pessoa que passe mais de duas horas por dia em frente ao computador pode sofrer com a CVS (Síndrome de Visão de Computador). Eles afirmam que todos os esforços são válidos na prevenção da síndrome.
 
Para prevenir a CVS

“Algumas providências podem ser tomadas relativas aos cuidados com os olhos e com a postura corporal, durante o uso de computadores, leituras prolongadas ou tarefas repetitivas, nos diferentes ambientes, sejam de trabalho ou domésticos”, recomenda o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO.

As condições do ambiente de trabalho, umidade relativa do ar, ventilação, temperatura e iluminação podem afetar diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores. No ambiente doméstico, o mesmo pode acontecer. A dica é fazer pausas de 5 minutos, depois de usar o computador por 50 a 60 minutos. Durante a utilização do computador, a cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira.

Outro conselho é evitar comer quando usar o computador. O material utilizado como apoio deve estar em local de fácil visualização, ao lado do monitor ou próximo a ele, evitando, assim, movimentos bruscos com os olhos. O computador portátil deve ser utilizado da mesma maneira que os computadores fixos de mesa. Nada de computador no colo, na cama ou na mesa de cabeceira.

Seguindo essas dicas, seu corpo só tem a agradecer!

Saiba como evitar ou amenizar as dores crônicas



Grande parte da população vive reclamando de dores de cabeça, musculares, entre outras. O que muita gente não sabe é que a maioria das dores crônicas provém de maus hábitos de postura, alimentação e outras atitudes que não condizem com a saúde.

Uma pesquisa constatou que cerca de 80% das dores crônicas podem ser evitadas com a melhoria das atitudes no dia a dia. 

Confira algumas mudanças propostas:

- Use calçados com um pequeno solado e prefira tênis para caminhadas longas.
- Evite colocar a carteira no bolso de trás da calça.
- Ajuste o banco do carro para dirigir com melhor postura.
- Não assista TV deitado no sofá.
- Não carregue mochilas em um ombro só.
- Não faça rabos de cavalo presos com muita força.
- Evite perfumes e odores fortes.
- Utilize a posição fetal para dormir e use travesseiros entre os joelhos.
- Limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Faça pequenos lanches entre as refeições principais.
- Em frente ao computador, verifique se o monitor está posicionado à altura dos olhos e se seus pés estão bem apoiados no chão.
- Mantenha em dia suas consultas ao oftalmologista.
- Hidrate-se constantemente com água.
- Consulte seu dentista e fique alerta contra o bruxismo.
- Evite o estresse e pratique técnicas de relaxamento.

Não sofra de cólicas!



Cerca de 70% das mulheres sofrem de cólicas quando estão em seu período menstrual. Porém, há muitas mulheres que nem sequer sentem que estão menstruando, pois não possuem nenhum sintoma da TPM.

A cólica menstrual afeta a maior parte da população feminina que se encontra em idade fértil no mundo inteiro. As mulheres sofrem com as cólicas porque todo mês o ovário libera óvulos e quando não ocorre à fecundação estes são liberados na menstruação, mas junto deles são liberadas também substâncias que causam contrações na musculatura uterina e também nas artérias e, com isso causam as famosas cólicas menstruais.

Os sintomas mais comuns que normalmente acompanham as cólicas são: dores de cabeça, enjôos, vômitos, dores nas costas, nervosismo, tontura, diarréias, inchaço nos seis, inchaço no abdômen e etc.

Para amenizar as cólicas nada mais indicado que o início de um tratamento a base de anticoncepcionais, com acompanhamento médico, porém junto dele é necessário que a pessoa fique em repouso, tenha uma alimentação mais leve, aplicação de bolsa de água quente e uso de medicamentos antiinflamatórios.

Para amenizar a dor é indicado o uso de antiinflamatórios, não ficar exposta ao sol por longos períodos, a pratica de exercícios físicos, chás caseiros entre outros.

TPM: saiba quais alimentos são recomendados e contraindicados



A Tensão Pré-Menstrual (ou simplesmente TPM) é uma síndrome que atinge grande parte da população feminina em fase reprodutiva. Os seus sintomas são variados e podem se manifestar de forma emocional, comportamental, cognitiva ou, até mesmo, física.

A nutrição funcional, por ser um tratamento individualizado, ou seja, de acordo com cada organismo, pode ajudar muito as mulheres que sofrem todos os meses com a TPM, pois por meio da reeducação alimentar os sintomas podem diminuir e, em alguns casos, cessar.

Se o humor oscila muito na fase pré-menstrual, doses a mais de carboidratos na alimentação da mulher podem contribuir para o bom humor voltar. Pequenas refeições em curto espaço de tempo ricas em carboidratos integrais melhoram sintomas como a tensão e a depressão.

Algumas vitaminas como a B6 e a E e sais minerais como o magnésio contribuem para o alívio do mal estar. As vitaminas contribuem para a diminuição da ansiedade (tensão nervosa, variação de humor e irritabilidade). A vitamina E, especificamente, alivia os sintomas da sensibilidade mamária e pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, ovos, legumes e milho. Já a B6 existe em grande quantidade em nozes, banana, brócolis e couve-flor. O magnésio diminui retenção de líquidos e a vontade de comer doces.

A soja, um dos alimentos funcionais mais completos que existe, contribui muito para os sintomas físicos da TPM, pois possuem cálcio, que é recomendado para o tratamento contra TPM, e isoflavonas, que age no organismo diminuindo significantemente quadros como a enxaqueca, cólicas e inchaço.

Use os alimentos a seu favor, para que possam influir de forma positiva neste período em que as mulheres ficam tão sensíveis.

Alimentos que agravam a TPM


Da mesma maneira que podem auxiliar no combate da TPM, existem também os alimentos que pioram os sintomas. Os grandes vilões são os ricos em açúcar, em gordura, álcool, sal e cafeína.

O excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce. O álcool também pode causar hipoglicemia.

A ingestão de alimentos ricos em gordura, como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas, pode aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.

A cafeína aumenta a tensão e a sensibilidade, ou seja, contra-indicado para as mais "atacadas". Agora, se o seu problema for retenção de líquido, caracterizado por inchaços (inclusive nos seios) e sensação de peso, passe longe do sal.

O que traz mais benefícios, correr ou caminhar?



Antes de responder à pergunta, é importante saber que, quando iniciamos uma atividade física, é comum estarmos descondicionados para começarmos com uma corrida. Assim, até por forças da circustâncias, acabamos optando pela caminhada.

Passado algum tempo, por condições normais de melhora do grau de condicionamento físico, a caminhada começa a perder espaço para pequenos trotes, para corridas intervaladas com caminhadas mais intensas, até por fim se sobressair somente a corrida. Essa é a história natural do começo de quase todos corredores.

Analisando por esse prisma, a corrida é um grau mais avançado da caminhada? Depende, pois se levarmos em consideração que essas duas atividades são cíclicas (movimentos repetitivos em sua execução), que ambas são predominantemente aeróbias e que permitem um grande tempo em sua execução, qual modalidade teria mais vantagem sobre a outra?

Aí que entra o discernimento sobre o seu objetivo. Se você tem a compreensão de que atividades longas e de baixa intensidade são as melhores para queimas de gordura, deve-se perceber como está o condicionamento do praticante para distinção se é melhor caminhar ou trotar leve. A ideia é elevar a frequência cardíaca num patamar entre 65 a 70% da frequência máxima e possibilitar à pessoa uma sensação de conforto que permita a atividade por uma longa duração. Dessa maneira, estará sendo executada a opção correta que otimizará a queima de gordura.

De nada vale correr numa intensidade mais elevada, pois a mesma exigirá um suprimento de energia que terá como sua principal fonte a queima de carboidratos. Até então, toda essa explicação vem do lado fisiológico. O que muitos profissionais acabam não se importando é sobre os outros sistemas que são fundamentais para tais modalidades.

O sistema músculo esquelético, que compõe os ligamentos, tendões, articulações, músculos e ossos, é o que sai, com uma escolha inadequada da atividade, mais castigado e se torna o grande limite de uma maior aderência à prática dessas atividades. Muitas vezes, pessoas com sobrepeso estão aptas do ponto de vista cardiorrespiratório a fazerem um trote, mas não na parte de tendões e articulações. A prática do trote, com movimentos de impacto repetitivos, acaba gerando, no decorrer do tempo, o início de algumas lesões que podem ser extremamente prejudiciais no futuro da pessoa.

Daí a importância de um trabalho paralelo, de fortalecimento muscular, nas regiões musculares que circundam as articulações mais solicitadas na prática dessas modalidades, que seriam os músculos estabilizadores de uma boa postura, fundamental para a parte biomecânica, tanto na caminhada como na corrida. Feito esse trabalho simultâneo, também devemos se atentar para uma boa biomecânica da marcha, com exercícios educativos e corretivos, que terá influência direta na biomecânica da corrida.

Uma pessoa correndo numa postura mais adequada sofrerá um índice muito menor de lesões e desenvolverá em seu corpo um grande potencial de solicitação muscular, que fará a diferença no futuro. Por tudo, aos corredores que subestimam a caminhada, vale refletir como ela pode ser vantajosa do ponto de vista biomecânico. Aos caminhantes aspirantes de corrida, o recomendado é perceber como a mesma deve ocorrer gradativamente do ponto de vista cardíaco, respiratório e muscular.

Assim, a caminhada e a corrida se completam, dependendo da pessoa e da fase de treinamento em que se encontra.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Transtorno bipolar do humor (PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA)



O que é a doença bipolar do humor: 

O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.

O que causa a doença bipolar do humor:

A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.

Como se manifesta a doença bipolar do humor:

Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas. 

A mania (eufórica) é caracterizada por:
 
Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;
Agitação, inquietação física e mental;
Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
Otimismo e confiança exageradas;
Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
Idéias grandiosas;
Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra,tagarelice;
Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
Gastos excessivos;
Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
Aumento do impulso sexual;
Agressividade física e/ou verbal;
Insônia e pouca necessidade de sono;
Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.

*** Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por, no mínimo, uma semana;

*** a hipomania é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente. Geralmente, passa despercebida por ser confundida com estados normais de alegria e devem durar no mínimo dois dias.
 
Humor melancólico, depressivo;
Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;
Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;
Inquietação ou irritabilidade;
Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);
Fadiga ou perda de energia;
Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas.

A DEPRESSÃO, que pode ser de intensidade leve, moderada ou grave, É CARACTERIZADA POR:

*** estes sintomas manifestam-se na maior parte do tempo por, pelo menos, DUAS semanas.

O estado misto é caracterizado por:
 
Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
Os sintomas freqüentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas;

*** os sintomas devem estar presentes a maior parte dos dias por, no mínimo, uma semana.

De que outras formas a doença bipolar do humor pode se manifestar:

Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.

Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.

Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.

A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.

Como se diagnostica a doença bipolar do humor:

O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.

Como se trata a doença bipolar do humor:
 
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.