segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TPM: saiba quais alimentos são recomendados e contraindicados



A Tensão Pré-Menstrual (ou simplesmente TPM) é uma síndrome que atinge grande parte da população feminina em fase reprodutiva. Os seus sintomas são variados e podem se manifestar de forma emocional, comportamental, cognitiva ou, até mesmo, física.

A nutrição funcional, por ser um tratamento individualizado, ou seja, de acordo com cada organismo, pode ajudar muito as mulheres que sofrem todos os meses com a TPM, pois por meio da reeducação alimentar os sintomas podem diminuir e, em alguns casos, cessar.

Se o humor oscila muito na fase pré-menstrual, doses a mais de carboidratos na alimentação da mulher podem contribuir para o bom humor voltar. Pequenas refeições em curto espaço de tempo ricas em carboidratos integrais melhoram sintomas como a tensão e a depressão.

Algumas vitaminas como a B6 e a E e sais minerais como o magnésio contribuem para o alívio do mal estar. As vitaminas contribuem para a diminuição da ansiedade (tensão nervosa, variação de humor e irritabilidade). A vitamina E, especificamente, alivia os sintomas da sensibilidade mamária e pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, ovos, legumes e milho. Já a B6 existe em grande quantidade em nozes, banana, brócolis e couve-flor. O magnésio diminui retenção de líquidos e a vontade de comer doces.

A soja, um dos alimentos funcionais mais completos que existe, contribui muito para os sintomas físicos da TPM, pois possuem cálcio, que é recomendado para o tratamento contra TPM, e isoflavonas, que age no organismo diminuindo significantemente quadros como a enxaqueca, cólicas e inchaço.

Use os alimentos a seu favor, para que possam influir de forma positiva neste período em que as mulheres ficam tão sensíveis.

Alimentos que agravam a TPM


Da mesma maneira que podem auxiliar no combate da TPM, existem também os alimentos que pioram os sintomas. Os grandes vilões são os ricos em açúcar, em gordura, álcool, sal e cafeína.

O excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, consequentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce. O álcool também pode causar hipoglicemia.

A ingestão de alimentos ricos em gordura, como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas, pode aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne.

A cafeína aumenta a tensão e a sensibilidade, ou seja, contra-indicado para as mais "atacadas". Agora, se o seu problema for retenção de líquido, caracterizado por inchaços (inclusive nos seios) e sensação de peso, passe longe do sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário