quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Síndrome do Olho Seco é provocada por redução de lágrima



Problema pode ser associado ao tempo seco e uso de medicamentos.

A síndrome do olho seco é um problema ocular cada vez mais frequente nos consultórios. A doença é caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou a sua má qualidade.

Geralmente a redução da lubrificação dos olhos é ligada a fatores ambientais como vento, locais muito ensolarados e baixa umidade. Pode ser provocada também por medicamentos, idade, lentes de contato e doenças sistêmicas, como artrite e lúpus.

“Quando piscamos estamos lubrificando nossos olhos e espalhando as lágrimas por sua superfície. Ao piscar as lágrimas vão para dentro e são drenadas pelos canais lacrimais e quando há alguma falha nesse processo acontece a Síndrome do Olho Seco”, afirma André Rangel, oftalmologista membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

De acordo com o oftalmologista os principais sintomas da patologia são: coceira, queimação, olho vermelho, secreções, sensação de areia nos olhos, sensibilidade a luz, visão borrada que melhora ao pisar e desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar em computador.

Qualquer alteração percebida nos olhos o indicado é procurar um especialista e não se automedicar, o que pode piorar a situação. “Quando o paciente vai à clínica diagnosticamos seu problema e passamos o tratamento adequado”, diz o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário