terça-feira, 27 de julho de 2010

Conjuntivite alérgica aumenta no inverno



Agentes irritantes como fumaça e ácaros podem causar a doença.

O inverno chegou e com ele o aumento das chamadas “doenças de inverno”. As mais comuns são as alergias causadas pelo tempo seco e pelo contato com ácaros por meio de cobertores e roupas da estação que estavam guardadas. Uma doença comum durante todo o ano, mas que aumenta nesse período é a conjuntivite alérgica.

Consequência de reações alérgicas na membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, a doença provoca uma inflamação. De acordo com o oftalmologista André Rangel, membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a exposição a ácaros pode provocar esse tipo de conjuntivite e as pessoas mais propícias a desenvolverem a doença são as que têm histórico de alergias.

Olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento são os principais sintomas da inflamação. Alguns cuidados podem evitar o problema: “Lavar a mão e o rosto várias vezes ao dia e expor ao sol os acessórios de inverno que estavam guardados. No entanto, a melhor prevenção é detectar e afastar o agente causador da alergia, além de evitar sempre coçar os olhos, para não causar outros problemas oculares”, explica.

“Sempre procure um oftalmologista, para o correto diagnóstico e tratamento de acordo com o caso, pois olho vermelho é comum em várias doenças oculares”, alerta ainda o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário