Embora o piercing na língua, lábios e bochecha possam parecer atraentes para alguns, há uma série de riscos relacionados com a saúde associados à eles, incluindo:
Infecções - As feridas criadas pelo piercing, a grande quantidade de bactérias na boca, e com a introdução de outras bactérias no manuseamento jóias contribuem no aumento de risco de infecções.
Transmissão de doenças - Piercing oral é um potencial fator de risco para a transmissão dos vírus de herpes e da hepatite B e C.
Endocardite - Por causa da ferida criada pelo piercing, há uma chance de que bactérias entrem na circulação sanguínea e levar ao desenvolvimento de endocardite - uma inflamação das válvulas do coração - em certas pessoas com subjacente (e muitas vezes não diagnosticada e sem sintomas) problemas cardíacos.
Nervo danificado / sangramento prolongado - Dormência ou perda de sensibilidade no local da perfuração ou problemas de movimentação podem ocorrer se nervos foram danificados. Se os vasos sanguíneos são perfuradas, pode ocorrer sangramento prolongado. Inchaço na língua podem ser graves o suficiente para bloquear as vias respiratórias dificultar a respiração.
Doença da Goma - Pessoas com piercings orais [especialmente com jóias de haste longa] têm um chance maior de contraírem doença da goma do que as pessoas sem piercings. As jóias podem entrar em contacto com a goma de tecidos causando lesões, bem como uma recessão da goma de tecidos, o que pode levar a perder os dentes.
Os danos aos dentes - Os dentes que entram em contato com a jóia da boca podem trincar ou quebrar. Um estudo relatou que 47% das pessoas usando jóias de haste longa por 4 ou mais anos tinham pelo menos um dente danificado.
Dificuldades nas funções orais dentárias - Podem resultar em dificuldade na mastigação, engolir alimentos e falar claramente. Isto porque a joalheria estimula uma produção excessiva de saliva. Sialorréia temporária ou permanente é outra conseqüência do aumento da produção de saliva. Sabores também podem ser alterados.
Reação alérgica ao metal - Uma reação de hipersensibilidade [denominado dermatite] para o metal na joalheria pode ocorrer em algumas pessoas.
Aspiração das Jóias - Jóias que ficam soltas na boca podem causar asfixia e, em caso de ingestão, pode resultar em prejuízo para o sistema digestivo e pulmões.
Se já está certo da decisão que colocar o piercing oral apesar destes riscos, considerar as seguintes sugestões quando à procura de um Body Piercing/Estúdio:
- Pergunte aos seus amigos que tiveram ou possuem piercing na língua, lábios ou bochechas, se não sofreram consequências posteriores e se recomendam um profissional competente.
- Visite o estúdio e certifique-se que tem uma aparência limpa, especialmente na área onde o piercing é feito. Pergunte se eles usam materiais/instrumentos esterilizados e/ou descartáveis. O uso de luvas descartáveis também é necesário.
- Peça para ver os Certificados Sanitários do estúdio.
- Veja se todas as agulhas, assim como os pregos, aros e jóias são mantidos em embalagens esterilizadas.
- Será que todos os agentes envolvidos na piercings vacinados contra a hepatite B? Deveriam ser.

Nenhum comentário:
Postar um comentário