Estudos comprovam que, na maioria das crianças a correção do “pé chato” ocorre naturalmente até os seis anos
O pé plano, também conhecido como pé chato, é caracterizado pela ausência do arco plantar medial do pé, uma situação comum entre as crianças até 6 anos. A novidade é que os ortopedistas descobriram que nesses casos não é necessário tratamento médico, nem uso de calçados ortopédicos, pois, na maioria, a correção ocorre naturalmente durante o desenvolvimento.
Quando o arco está diminuído tem-se o pé plano e, quando aumentado, o pé cavo. “O arco é importante, pois auxilia na distribuição de forças do pé, sendo que, normalmente as maiores áreas de apoio são o calcanhar e as cabeças do primeiro e do quinto metatarsianos. Quando há alteração do apoio existe tendência para formação de calosidades”, esclarece.
Cuidados com a moda
A escolha correta dos calçados é fundamental para saúde das crianças. “É comum encontrarmos sapatos infantis com salto, mas o uso não é recomendado para crianças, pois prejudica o equilíbrio e a marcha. Isso pode trazer problemas ainda na infância”, alerta o ortopedista ao relembrar que o uso do salto possui restrições até mesmo entre as adultas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário