segunda-feira, 19 de julho de 2010

Outono aumenta número de atendimentos nos hospitais



Período é marcado pela maior incidência dos problemas respiratórios, principalmente nas crianças.
Até o dia 20 de junho, o Brasil permanece na estação de outono. O período com dias mais frios, clima seco e baixa umidade do ar provoca problemas respiratórios, além de aumentar os casos de alergia, causados pela maior incidência de vírus no ar.

Por isso, nesta época, os hospitais registram aumento nos atendimentos, principalmente de crianças. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o pediatra Gilson Martins Fayad, do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, revela que com a chegada da estação aumenta a incidência de gripes, resfriados, pneumonias, bronquiolites (em crianças pequenas), doenças alérgicas como as rinites e também a asma .

“Com temperaturas mais baixas, as pessoas normalmente tendem a ficar em locais fechados e pouco ventilados. Aglomeram-se e gastam mais energia para manter a temperatura do corpo, criando um ambiente propício para proliferação de microorganismos”, explica o médico ao alertar que é preciso ficar atento aos sintomas como garganta “arranhando”, nariz escorrendo e dor no corpo.

Segundo o pediatra, para diminuir, ou até mesmo evitar, essas doenças é importante manter uma alimentação saudável rica em verduras, frutas e legumes. “Além disso, é fundamental tomar bastante água para facilitar a eliminação de secreções que os pulmões produzem diariamente e eliminam na forma de vapor. Manter a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira. Se agasalhar bem e manter a vacinação em dia é muito importante, destaca Fayad.

Doenças mais comuns

O pediatra do Santa Genoveva classifica as principais doenças desta estação. Confira:

Resfriado - Inflamação e infecção aguda do nariz e garganta, causadas por vírus. A baixa resistência do organismo pode predispor ao contágio.

Gripe - Também causada por vírus, a gripe é uma infecção mais grave do que o resfriado. É contagiosa e dura em média de quatro a dez dias. Entre as complicações estão a bronquite e a pneumonia.

Laringite - Inflamação da laringe, geralmente causada por vírus ou bactéria. Os sintomas são febre baixa ou moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta.

Asma - Doença pulmonar alérgica, cujos sintomas são chiado no peito e dificuldade para respirar.

Bronquite - Inflamação dos brônquios, com maior incidência no inverno. Os sintomas são tosse persistente com expectoração de catarro claro. Os sintomas podem ser parecidos com os da asma.

Pneumonia - Doença infecciosa aguda que pode atingir um ou ambos os pulmões, caracterizada por febre, dor no peito, tosse com catarro amarelado, dificuldade respiratória. Geralmente é provocada por vírus ou bactérias.

Bronquiolite - Inflamação dos bronquíolos, de origem viral, apresenta-se com tosse, chiados e dificuldade respiratória. Os sintomas são parecidos com os da asma e acomete as crianças de baixa idade na maioria dos casos.

Para amenizar os problemas causados por estas doenças, alguns cuidados simples podem ajudar:

Em casa

•  Para eliminar o pó, limpe a casa com pano úmido e aspirador diariamente. As vassouras levantam poeira;
•  Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana;
•  Retire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto do seu filho;
•  Não entulhe coisas em estantes, para evitar acúmulo de poeira;
• Mantenha o ambiente sempre arejado.

Prevenção

• Consulte o pediatra do seu filho sobre as imunizações que ele pode fazer. A da gripe é uma delas;
• Evite que a criança fique em locais abafados e com aglomerações, que facilitam a transmissão de infecções;
• Aumente a ingestão de líquidos e mantenha uma alimentação saudável, para fortalecer a imunidade da criança;
• Não deixe seu filho ficar exposto à chuva, garoa ou frio intenso (especialistas em baixar a imunidade);
• Mantenha a vacinação em dia (Pneumonia , Catapora , Gripe, Meningite, etc);
• Evite, sempre que possível, o contato da criança com outras pessoas doentes;

Menos desconforto

• Nariz entupido deixa a criança irritada. Para aliviar a congestão, lave as narinas com soro fisiológico e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia.
• Ao deitar, a respiração pode ficar prejudicada se o nariz estiver entupido. Vale elevar um pouco o travesseiro da criança e fazer uma inalação com soro fisiológico para desentupir as vias aéreas;
• Antitérmicos, compressas e banhos mornos ajudam a baixar a temperatura em caso de febre, mas não faça a auto-medicação, procure o pediatra.
• Tomar bastante água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário