terça-feira, 21 de setembro de 2010

Corpo são, cabeça sã



Que a lista dos benefícios proporcionados pelos exercícios físicos é extensa, todo mundo sabe. Mas o que até pouco não se tinha certeza e agora é uma grande aliada no combate a um problema que atormenta milhões de brasileiros é que a prática regular de atividades físicas ajuda na redução da dor de cabeça. Se você sofre desse mal e precisa de um estímulo para sair da cadeira e se remexer, corra logo: sua testa pode explodir.

Um estudo concluído no início do ano por pesquisadores brasileiros avaliou a prevalência de enxaqueca e cefaleia – nome científico da dor de cabeça comum – em pessoas de 18 a 79 anos e relacionou esses tormentos com hábitos cotidianos. Os dados obtidos pela pesquisa apontam para uma menor incidência de dor de cabeça nas pessoas que praticam alguma atividade física.

Segundo os números do levantamento, os sedentários apresentam 43% mais enxaqueca e, pasmem, 100% mais cefaleia crônica, com crises constantes, do que aqueles que se exercitam. A explicação para essa disparidade está nos neurônios.

Os exercícios físicos estimulam o organismo a produzir mais endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Na prática, eles agem como uma morfina natural. Além do mais, a maior oxigenação cerebral provocada pela melhora da circulação sanguínea é um fator que contribui para o fim das dores. De quebra, a ocorrência do estresse também é menor.

Recomendações e contra-indicações

Os exercícios mais indicados para serem praticados juntamente com o tratamento da dor de cabeça são os aeróbicos. Esse tipo de exercício eleva a produção de substâncias químicas no corpo, como a endorfina, a pinefrina e os esteroides, agentes capazes de aliviar as dores e melhorar o sistema imunológico. A musculação e a ginástica, quando praticadas corretamente, sem excessos e sob a supervisão de um profissional, também estão entre as atividades recomendadas.

No entanto, é bom ficar atento. O exercício físico praticado indiscriminadamente pode implicar a piora das crises de dor de cabeça. A musculação e a ginástica localizada realizadas com carga incompatível ou de modo inapropriado provocam a contração excessiva dos músculos da cabeça e do pescoço, o que às vezes agrava ou mesmo inicia a enxaqueca e a cefaleia. Por isso nunca faça nada sem a orientação profissional.

Se você sofre de dores de cabeça constantes, procure um especialista para diagnosticar a causa real do problema e saber o tratamento mais adequado e eficaz. Sempre procure dormir bem, alimentar-se a intervalos regulares e evitar bebidas e comidas que provoquem a dor. Não pratique atividades físicas em plena crise de enxaqueca. No mais, nada é proibido, desde que se leve uma vida regrada e sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário