quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Por que excesso de peso leva ao diabetes?




Existem 2 grandes tipos de diabetes melito (DM): o DM1 e o DM2.

No DM1 há carência absoluta do hormônio insulina, fundamental para, entre outras ações, controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia). Nestes casos há dependência absoluta de insulina para o tratamento, e sua causa é uma inflamação e destruição de células pancreáticas produtoras de insulina (por razões genéticas e desencadeadores ambientais).

Já no DM2, muito mais freqüente, as causas são primariamente a resistência à ação da insulina e secundariamente uma menor capacidade das células produtoras de insulina de “vencer” esta resistência.

Outra característica do DM2 é, não por coincidência, que a esmagadora maioria dos seus portadores apresenta excesso de peso, com gordura principalmente no abdômen.

A pergunta é: porque este excesso de gordura, principalmente no abdômen, leva ao DM2?

A explicação reside no fato de que a obesidade leva à resistência à insulina – e principalmente porque o tecido gorduroso produz substâncias como os ácidos graxos livres e substâncias hormonais chamadas de adipocitocinas, que perturbam a ação da insulina nos seus locais de ação.

Mais ainda, estes mesmos produtos do tecido adiposo (principalmente do tecido adiposo visceral) levam à uma destruição gradual das células pancreáticas produtoras de insulina.

É por esta razão que a melhor maneira de prevenir o DM2 é não engordar e se o DM já estiver presente, a melhor maneira de tratá-lo é emagrecer!


Prof. Dr. Alfredo Halpern, CRM 12535.

Nenhum comentário:

Postar um comentário